Politica

Sistema de Gestão Integrada das Serventias Extrajudiciais desenvolvido pelo Judiciário do Tocantins é destaque em evento nacional de tecnologia, inovação e direito

O Sistema de Gestão Integrada das Serventias Extrajudiciais do Poder Judiciário do Tocantins (Gise) foi uma das boas práticas apresentadas na 7ª edição do Congresso de Tecnologia, Inovação e Direito para o Ecossistema de Justiça (Expojud). O evento reuniu mais de 1,5 mil atores do sistema de Justiça e especialistas do ramo da tecnologia e inovação entre os dias 24 e 16 de outubro, em Brasília.

Participando do congresso, a presidente do TJTO, desembargadora Etelvina Maria Sampaio Felipe, ressaltou a importância da ferramenta desenvolvida pelo Poder Judiciário do Tocantins e suas funcionalidades para o trabalho da Corregedoria. “O Gise é uma ferramenta muito importante para o Poder Judiciário, uma inovação desenvolvida por nossa instituição e hoje, consolidada, é uma referência para outros tribunais”, frisou. A desembargadora destacou ainda a participação do Judiciário no evento que visa o compartilhamento de novas tecnologias, ferramentas e equipamentos que podem contribuir com o aprimoramento da prestação jurisdicional por meio da inovação.

“Expor neste evento dá uma visibilidade muito grande para o Tribunal; muitas pessoas se mostraram interessadas em conhecer o Sistema, reforçando a nossa capacidade de criação e desenvolvimento de ferramentas voltadas à solução das nossas demandas”, destacou o juiz auxiliar da Corregedoria-geral da Justiça do Tocantins (CGJUS), Esmar Custódio Vêncio Filho.

Gise

Iniciado em 2012, por iniciativa do Tribunal de Justiça do Tocantins em parceria com a Corregedoria-geral da Justiça, o Gise surgiu a partir da necessidade de ampliar o controle da arrecadação e dos atos notariais e registrais praticados pelas serventias extrajudiciais do tocantins, garantindo segurança jurídica e melhor gerenciamento de todas as serventias

O sistema centraliza e integra, em uma única plataforma, todos os dados das 256 serventias extrajudiciais do estado, de modo a promover apoio célere à fiscalização e arrecadação. A ferramenta está integrada ao gov.br e possibilita ainda o acesso da Receita Federal e Municípios para consulta.

A exposição contou com a participação de 130 órgãos e instituições. Para o servidor da Diretoria de Tecnologia da Informação do Tribunal de Justiça do Tocantins (TJTO), Harly Carreiro, que atendeu ao público durante o evento, o Tocantins vem se mostrando referência no serviço extrajudicial. “A ferramenta se destacou em relação à sua integração, chamou muito a atenção que tantos os módulos de registro funcional, de selo digital, de correição presencial, de prestação de contas sejam módulos integrados, ao contrário do que acontece em outros estados, que contam com equipes diferentes tanto na parte de negócios quanto na parte de TI. O Gise é totalmente integrado”, frisou.

Para o coordenador do Serviço Extrajudicial da CGJUS, Wagner José dos Santos, o evento foi um sucesso. “Fomos o único tribunal a apresentar uma ferramenta relacionada aos serviços extrajudiciais e a aceitação foi muito grande devido à inovação e possibilidade de aplicação”, avaliou.

Artigos relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo