Brasil

Governo do Tocantins fortalece a formação dos árbitros que atuarão no futebol amador e profissional no Estado com a realização da Escola de Arbitragem em Lagoa da Confusão

O Governo do Tocantins, por meio da Secretaria de Estado dos Esportes e Juventude (Seju), realizou nos dias 16 e 17 de março, em Lagoa da Confusão, a 3ª edição da Escola de Árbitros do Tocantins. A parceria com a Associação Tocantinense dos Árbitros de Futebol (ATAF), visa fortalecer a formação desses profissionais que atuam no futebol amador e profissional no Estado.

O coordenador de Arbitragem da Secretaria de Estado dos Esportes e Juventude e instrutor da Confederação Brasileira de Futebol (CBF), Alfredo Sosa Zamora, reforça a importância dessa parceria para o desenvolvimento da arbitragem. “Esse curso é de grande importância para a região e para o Tocantins. É uma oportunidade de formação de novos árbitros para atuarem nas competições realizadas em seus municípios e no Estado”, declarou.

A Escola de Arbitragem em Lagoa da Confusão, contou com 55 alunos inscritos, dos municípios da Região do Vale do Araguaia. O curso foi realizado no estádio Municipal e no Centro Cultural Lêda Bernardon.

Também estiveram no curso, o prefeito de Lagoa da Confusão, Thiago Soares Carlos; o secretário Municipal de Juventude, Esporte e Lazer, Homário Lopes e o presidente da Comissão Estadual de Arbitragem e instrutor da CBF, Adriano de Carvalho.

A Escola de Arbitragem acontece sempre aos finais de semana. Cerca de 35% das aulas são on-line. Dentro da programação, estão incluídas noções de psicologia aplicada a arbitragem, nutrição, legislação esportiva, prevenção de lesões esportivas e VAR (Árbitro Assistente de Vídeo). Os alunos recebem um livro oficial de regras e uma camiseta polo oficial da Escola de Árbitros. O curso de formação também será realizado nos polos de Guaraí e Araguatins e é voltado para jovens e adultos entre 16 e 35 anos.

Artigos relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo