Tecnologia

Unitins forma I Turma de Tecnologia em Segurança Pública com 75 bombeiros militares do Tocantins

A Universidade Estadual do Tocantins (Unitins) realizou a solenidade de Colação de Grau Oficial da I Turma de Tecnologia em Segurança Pública do Câmpus Palmas na noite desta terça-feira, 15,. O evento aconteceu no auditório da Escola Estadual de Tempo Integral Professora Elizângela Glória Cardoso. A cerimônia foi presidida pelo reitor da Unitins, professor Augusto Rezende, e contou com a presença do comandante-geral do Corpo de Bombeiros Militar do Estado do Tocantins (CBM-TO), coronel Carlos Eduardo de Souza Farias, visto que esta turma concluinte era composta exclusivamente por soldados da corporação. Na mesa de autoridades também estavam o diretor do Câmpus Palmas, professor Ulisses Cunha, e a coordenadora do curso, professora Sonia Maria Moreira de Sousa.

A I Turma do curso recebeu o nome de “Turma Soldado F Gomes”, como uma homenagem dos formandos ao colega Felipe Gomes, que faleceu em um acidende de trânsito no último mês de junho e participaria da solenidade com seus pares. A solenidade contou com a presença de autoridades civis e militares, além da coordenadora Acadêmica da Unitins, professora Tais Bogo Monteiro, como representante da pró-reitora de Graduação, professora Alessandra Ruita Czapski; bem como familiares e amigos dos formandos, chegando a mais de 400 convidados que lotaram o auditório.

Os 75 formandos que receberam a outorga de grau são soldados do Corpo de Bombeiros Militar do Tocantins. O curso foi implantado no Câmpus de Palmas da Unitins em 2022, com duração de três semestres (um ano e meio) a partir de um Termo de Cooperação Técnica assinado pelas duas instituições, que prevê que os candidatos aprovados no concurso da CBPM-TO da 2021 fariam o curso superior na Unitins como estratégia do Governo do Estado para qualificar ainda mais os novos militares no serviço prestado à sociedade tocantinense. A aula inaugural do curso aconteceu no dia 16 de fevereiro de 2022 e contou com a presença do governador Wanderlei Barbosa (clique aqui para conferir a matéria sobre a aula inaugural).

A parceria entre Unitins e Corpo de Bombeiros resultou no primeiro curso superior de formação em Tecnologia em Segurança Pública do Tocantins, colocando o estado no rol daqueles que praticam a integração entre academia e segurança na sua formação em todos os níveis, e não apenas na formação de praças e soldados.

“Os candidatos cursam as disciplinas de Tecnologia em Segurança Pública em paralelo ao Curso de Formação. Essa é a primeira turma que nós formamos, uma parceria que só veio a agregar para ambas as Instituições. Percebemos que os alunos são muito disciplinados”, apontou a coordenadora Sônia Maria, que completou desejando sucesso aos novos profissionais: “estou mais feliz ainda porque nós já tivemos alunos que já passaram, inclusive, no concurso para subir de patente, antes mesmo de terminar o curso conosco”.

O diretor do Câmpus Palmas, Ulisses Franklin Carvalho da Cunha, reforçou que o CBM-TO é sempre muito bem-vindo à Universidade. “Essa é uma parceria que muito nos alegra porque, por meio dos bombeiros e bombeiras, a Universidade se faz presente em outros espaços”, completou o diretor.

O comandante-geral do CBM-TO considera esta primeira formatura como um marco importante. A valorização da carreira de bombeiro passa pelo investimento na educação desde o ingresso do soldado na corporação. “Nós trouxemos a graduação para o nosso Curso de Formação para valorizar a nossa formação, por consequência, também a nossa carreira. Para que o soldado suba as suas graduações é exigido que se tenha o curso superior completo. Agora, com a Unitins como parceira, a carreira se torna mais acessível para todos os recém-formados. Eles poderão participar da seleção para ser oficial. Além disso, passamos a valorizar a instituição ainda mais e passaremos a ter maior qualidade no serviço público prestado por meio da formação adequada”, reforçou o coronel Farias.

O coronel Farias também relatou que “queremos engrandecer cada vez mais os serviços que prestamos à sociedade com especializações específicas para a nossa carreira e fazemos questão de trabalhar essa ideia ao lado da Unitins. Conhecemos o potencial da Unitins e o que ela representa para o Estado”.

O reitor da Unitins, Augusto Rezende, comemorou a parceria e o trabalho iniciado há dois anos ao lado do CBM-TO. “Hoje a Unitins entrega mais 75 novos profissionais aptos a atender a população de forma técnica, ética e transformadora. A nossa intenção era melhorar a qualidade de serviço à população, afinal, profissionais titulados tendem a entregar serviços mais eficazes e eficientes”.

A solenidade

A noite já começou com muito orgulho. A formanda Daiane Araújo Machado chegou cedo para vestir a beca. O pai, José Marilucio Araújo Costa, estava radiante com a conquista da filha. “É um prazer muito grande que a gente tem como pai de ter essa emoção em curtir a formatura de uma filha. É maravilhoso ver que ela já tem a carreira de bombeiro e agora com a faculdade feita. E é uma filha guerreira”, disse com os olhos brilhando de orgulho da filha.

Daiane contou que se preparava para o concurso dos bombeiros desde o Ensino Médio e não contava que, além de concursada pelo CBM-TO, também conquistaria a graduação em Tecnologia em Segurança Pública pela Unitins. “É uma experiência nova para mim, é a minha primeira graduação. Eu me sinto realizada. É uma nova etapa. São portas que se abrem para novos caminhos”, relatou.

Gabriel Sousa Assunção foi convidado a fazer o juramento do curso em nome da turma. Em seguida foi a vez de Daiane, ao lado de seu colega Thiago Baltazar dos Santos, receberem a Outorga de Grau concedida pelo reitor da Unitins, Augusto Rezende, representando todos os colegas.

O formando Rafael Teles Pereira foi o escolhido pelos formandos como orador da turma. Ele agradeceu a Unitins e reafirmou que os compromissos expressos nos canais oficiais foram praticados durante toda formação da I Turma de Tecnologia em Segurança Pública. “Obrigado por hoje sermos mais do que éramos em dezembro de 2022. Que a tradição pluralista e acolhedora de diferentes filosofias e convicções continue a estimular diálogos culturais, científicos e educacionais expressos no ensino, na pesquisa e na extensão”, disse o recém graduado.

Artigos relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo