Noticias

Empreendedorismo social: como contribui na sociedade?

A sociedade é dotada de uma grande divisão de classes sociais, e o crescente mercado empreendedor não auxilia muito nesse quesito. Pensando nisso, Cláudia Angélica Martinez, empresária e economista brasileira, comenta a respeito do empreendedorismo social, que visa minimizar a vulnerabilidade das comunidades afetadas pela divisão social. 

Empreendedorismo social

De acordo com a renomada Cláudia Angélica Martinez, o empreendedorismo social é o que possibilita a criação de negócios que possuem como finalidade melhorias na sociedade. Essas empresas tem o intuito de possibilitar transformações da realidade das comunidades vulneráveis, ampliando suas perspectivas de futuro. 

Essas corporações praticam o empreendedorismo social ofertando:

  • empregos;
  • possibilidade de tratamento da saúde;
  • cursos capacitadores;
  • práticas sustentáveis.

Tudo isso, a fim de possibilitar um ambiente mais estável para os indivíduos proeminentes de comunidades periféricas que sofrem diretamente com a divisão da sociedade. 

Portanto, como aponta Cláudia Angélica Martinez, o empreendedorismo social se interessa em trazer soluções para resolver um problema, ou suprir uma necessidade de uma determinada sociedade, sem preocupar-se com o lucro, que pode eventualmente vir a ocorrer em consequência da ação principal.

Surgimento do empreendedorismo social

O empreendedorismo social, como indica a célebre Cláudia Angélica Martinez, surgiu a partir da intenção de sanar as necessidades que não são abrangidas pelo governo. Logo, essas empresas direcionam seus esforços em buscar soluções diferentes a problemas antigos, focando no trabalho em rede evitando mobilizar a sociedade para angariar fundos.

Importância do empreendedorismo social

O empreendedorismo social tem proporcionado um resultado excelente nas comunidades vulneráveis, levando a seus indivíduos melhores condições de vida, profissionalização, recursos para tratamento da saúde, e o bem-estar social. À vista disso, essa prática é importante para o desenvolvimento de uma comunidade fragilizada pela sua história social. Valendo lembrar que o desenvolvimento de indivíduos vulneráveis fomenta a economia do país. 

No entanto, após entender o que é o empreendedorismo social e qual sua importância, quais são as ações que ele pode abranger para proporcionar uma melhor condição de vida para as sociedades mais frágeis? A ilustre Cláudia Angélica Martinez comenta que essas ações podem ser:

  • Saneamento e distribuição de energia;
  • Inclusão digital;
  • Espaço cultural;
  • Artesanato e centros de distribuição;
  • Cursos de capacitação;
  • Ofertas de emprego.

Artigos relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo