Noticias

Direito e tecnologia: os desafios e impactos da era digital na área jurídica 

A sociedade cada vez mais digitalizada influencia as mais diversas áreas de atuação profissional, e a área do direito não fica de fora, explica Bruno Burilli Santos, advogado atuante na área de combate à corrupção. Além da contribuição tecnológica nas atividades, o direito digital vem tendo mais adeptos, por causa da ampla diversidade de atividades presentes no mercado.

Você se interessa pelo assunto e deseja saber mais sobre como a tecnologia tem se aliado ao direito? Então leia este artigo e compreenda melhor o assunto.

Como o direito e a tecnologia se relacionam? 

São muitas as formas como estes dois aspectos se unem no cotidiano da sociedade. Esta relação pode se dar em questões mais práticas, por exemplo, como na digitalização de documentos e processos, reuniões jurídicas por videochamadas e agendas eletrônicas. No entanto, em situações um pouco mais complexas, a tecnologia e a internet tem se tornado grandes aliadas do dia a dia jurídico. Acompanhe a seguir quais situações são essas. 

  1. Processos eletrônicos

Hoje em dia, os processos eletrônicos substituíram as inúmeras papeladas que eram utilizadas antes dos avanços tecnológicos, bem como os deslocamentos e idas aos Fóruns, sendo possível atualmente acessar, consultar e até mesmo peticionar em qualquer lugar do país, afirma o Dr. Bruno Burilli. Os processos eletrônicos contribuem para a praticidade e eficiência do tempo, bem como para a sustentabilidade ambiental, uma vez que não são mais usadas as quantidades de papéis que eram necessários antigamente.  

  1. Implementação de softwares jurídicos

A tecnologia permitiu o desenvolvimento e a implementação de softwares jurídicos que auxiliam as inúmeras questões gerenciais e administrativas da área. Estes softwares constituem ferramentas que contribuem para o dia a dia dos advogados, ajudando no arquivamento e controle dos processos, agrupamento de informações dos clientes, a gestão de tarefas, automatizando atividades burocráticas e até mesmo repetitivas, otimizando o tempo e as próprias funções em si. 

  1. Especialização em direito digital

Além das contribuições no dia a dia jurídico, a relação entre o direito e a tecnologia também se estende para uma área de atuação do ramo do direito, como é o caso da especialização em direito digital.

De acordo com o advogado Bruno Burilli, o direito digital é uma especialização recente do direito que lida com as relações jurídicas e violações que ocorrem no universo digital e por lidar com um universo assim tão abrangente, sua atuação acontece da mesma forma, podendo contemplar diversas áreas como a área civil, trabalhista, tributária, criminal, contratual e muito mais. 

As novidades e atualizações digitais impactam diversas áreas da sociedade contemporânea, e a área jurídica tem procurado se estabelecer e acompanhar a era virtual cada vez mais.

Seja por meio de atividades e processos eletrônicos, softwares jurídicos ou aprofundamento no ramo do direito digital, o direito tem criado um espaço próprio e dinâmico dentro da virtualidade, garantindo direitos, eficiência das atividades e regulamentações das leis, conclui o advogado Bruno Burilli Santos.

Artigos relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo