Noticias

Descubra os principais tipos de endometriose e os seus tratamentos

A endometriose é uma patologia que afeta diferentes mulheres. Para o expert em cirurgia ginecológica Orcione Ferreira Guimarães Júnior, é importante que esse público conheça sobre essa doença. Nesse sentido, saiba que existem alguns tipos de endometriose, as quais irão exigir tratamentos específicos. Quer saber quais são eles? Então, continue a leitura deste artigo até o final! 

Sobre a endometriose 

Se você nunca ouviu falar sobre a endometriose, saiba que essa é uma doença comum entre o público feminino. Ela ocorre quando as células que revestem o útero, ao invés de serem expulsas na menstruação, migram para outras regiões como a cavidade abdominal e ovários. Assim, ao chegar nesses locais, elas causam sangramentos e dores, além de dificuldades de engravidar. 

Sintomas 

Outro ponto que merece atenção é com relação aos sintomas da endometriose. Nesse contexto, dentre os principais estão as dores abdominais, colócias intensas, dores durante relações sexuais, incomodo no momento de urinar e evacuar. O Mestre em Ciências da Saúde  Orcione Guimarães Júnior entende que é importante se atentar a esses detalhes. Com isso, é possível buscar ajuda. 

Tipos de endometriose 

Com relação aos tipos de endometriose, saiba que elas são classificadas conforme o seu estágio e região afetada. Assim, um caso muito comum é a superficial, também chamada peritoneal, Ela possui menor gravidade e afeta principalmente adolescentes. Geralmente, o tratamento é realizado através de medicamentos e em algumas situações, procedimentos cirúrgicos. 

Endometriose ovariana 

A endometriose ovariana também é muito frequente entre as mulheres. Aqui, os ovários são afetados, podendo ser acometidos por cistos. O tratamento pode ser realizado tanto por medicamentos quanto por cirurgias. Essa escolha irá variar conforme o grau da doença. O Dr.  Orcione Ferreira Guimarães Júnior, comenta que é importante que um profissional estabeleça  o melhor procedimento. 

Endometriose profunda

Um tipo mais grave de endometriose é a profunda, que ocorre quando os órgãos como intestinos, bexiga, reto e ovários são afetados. Nesses casos, as chances de infertilidade são maiores, além dos sintomas serem mais intensos. Assim, podem ser utilizados para o seu tratamento uma combinação de medicamentos e procedimentos cirúrgicos, sendo fundamental o acompanhamento médico durante eles.  

Sendo assim, agora que você descobriu mais sobre os tipos de endometriose e os seus tratamentos, não deixe de conferir mais informações relacionadas à saúde da mulher através do Instagram: @drorcionejunior, site: www.clinicadrorcione.com e Whatsapp:  wa.me/message/WRPY3TZTYVH3L1 do expert em gravidez de alto risco,  Orcione Guimarães Júnior. 

Artigos relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo