Noticias

Conheça os principais tipos de mineração realizados no Brasil 

A mineração é uma das atividades que mais movimenta o mercado e a economia brasileira, conforme explica Danilo Destro Furtado, CEO da empresa Brazilian Graphene. É graças a este setor que diversos produtos e utensílios são fabricados, como dispositivos eletrônicos, celulares, computadores e até mesmo roupas, cosméticos e alimentos.

Mas você conhece a fundo algumas das principais definições e características da mineração, além dos tipos principais realizados no Brasil? Se não conhece e tem interesse em saber mais sobre esse assunto, continue a leitura deste artigo até o final e entenda um pouco mais sobre este importante setor para o país. 

Os principais tipos de mineração no país

Por movimentar de maneira grandiosa as indústrias e o mercado nacional por conta do fornecimento de matérias-primas, como é o caso das indústrias metalúrgicas, siderúrgicas e outras, a mineração possui uma ampla complexidade de processos, que envolvem diferentes métodos e etapas.

No Brasil, como comenta o empresário Danilo Destro Furtado, são dois os principais tipos de mineração utilizadas para extração de minério. Confira mais sobre elas a seguir. 

  • Método de lavra a céu aberto: este método consiste na retirada de minério de depósitos superficiais, ou seja, de menor profundidade, e esses minérios são explorados até seu esgotamento total.
  • Método de lavra subterrânea: este método consiste na extração de minérios presentes em maiores profundidades, e requer equipamentos mais sofisticados e preparados especificamente para esta atividade, como tratores, caminhões e outros.

Onde estão as principais áreas de mineração no Brasil?

De acordo com o homem de negócios Danilo Destro Furtado, o Brasil possui uma vasta área rica em minérios, e este setor vem ocorrendo e sendo desenvolvido desde a época do Brasil colônia, com a descoberta dos principais minérios e pedras preciosas no país. As principais regiões para extração de minério são:

  • Sudeste: Minas Gerais e São Paulo;
  • Norte: Pará, Rondônia e Amazonas;
  • Centro-Oeste: Goiás, Mato Grosso e Mato Grosso do Sul.

Essas regiões são extremamente ricas em Alumínio, Cobre, Ferro, Nióbio, Manganês e muitos outros metais, possuindo diversas mineradoras responsáveis por estas extrações e contribuindo significativamente para o desenvolvimento da economia, o que promove maiores oportunidades de emprego, consequentemente reduzindo a taxa de desemprego do Brasil.

Por fim, como destaca o empreendedor Danilo Destro Furtado, a mineração possui uma importância fundamental para o Brasil, possuindo diversos segmentos e especificações que comprovam a grande complexidade deste setor e a forma como ele garante a posição do país como produtor de minérios de alta utilidade e relevância para o mundo.

Artigos relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo