Noticias

Qual o papel da filantropia no combate à vulnerabilidade social? 

Para Ana Lúcia Lopes Paneguini, apesar de não substituírem o Estado, as entidades beneficentes ajudam muito na inclusão social de crianças, jovens e adultos em todo o Brasil. Segundo Wemerson Paneguini, os projetos sociais prestam mais de 230 milhões de atendimentos. São mais de 27 mil Instituições de ensino, hospitais e outras organizações que são ajudadas por voluntários e filantropos de todo o país. Quer saber mais sobre o assunto? Continue lendo: 

Afinal, o que é filantropia?

Não é todo mundo que está familiarizado com o termo filantropia. Para Wemerson Paneguini, o termo pode ser bem definido como “amor pela humanidade”. Além disso, a filantropia está ligada ao bem que você gostaria de gerar ao seu próximo com atos de generosidade. Na prática, o filantropo irá se dedicar a organizações que oferecem algum tipo de ajuda seja para outros indivíduos ou até mesmo para animais.

Ana Lúcia Lopes Paneguini
Ana Lúcia Lopes Paneguini

A filantropia no Brasil 

No Brasil, a filantropia ainda é algo relativamente desconhecido se comparado com outros países. Segundo dados cedidos pelo World Giving Index, o país ocupa a 68ª posição no ranking de países que contam com ajuda filantrópica do mundo. Em comparação, o país está no 15º entre as maiores economias mundiais, conta Wemerson Paneguini. Há muita gente que tem como ajudar, mas que não quer ajudar. 

Para Ana Lúcia Lopes Paneguini, entre as razões para esse número de ajuda ser tão baixo, está a falta de conhecimento sobre a importância das doações, além da falta de incentivos tributários a quem decide dedicar uma parte de seu tempo e dinheiro a causas que mudam a vida de muitas pessoas.

Conheça o projeto filantrópico Gala de amor 

Em prol do Hospital de Amor, o evento organizado pela empresária Ana Lúcia Lopes Paneguini serviu para celebrar e apoiar o trabalho feito pelo Hospital, que surgiu em 1962 para atender a população que precisava de tratamento oncológico e necessitava viajar centenas de quilômetros para conseguir. Hoje, o Hospital do Amor conta com ambulatórios médicos, centros clínicos e cirúrgicos que atendem de forma gratuita todos os municípios que compõem o Departamento Regional de Saúde.  

O coquetel nomeado como Gala de Amor aconteceu no dia 29 de maio, na Casa Fasano, decorado cuidadosamente e inspirado no vídeo “O amor é maior que o medo”, que conta a história de Nina, uma criança valente que enfrentou o câncer com o apoio de sua família, amigos e principalmente do Hospital do Amor. 

Para o empresário Wemerson Paneguini, a realização do evento é uma forma de promover a filantropia para quem não a conhece. Afinal, através do coquetel, muitos empresários puderam ver como o Hospital mudou a vida de muitas crianças, fazendo com que nasça o sentimento de ajudar mais e mais essa causa tão importante.

Artigos relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo