Noticias

Veja mais sobre as tendências que estão dominando o mercado do direito

As novas tecnologias que vem surgindo estão mudando diversos mercados de trabalho, segundo o Dr. Francisco de Assis e Silva JBS, e não seria diferente com o mercado jurídico. Nos últimos tempos, por exemplo, a digitalização dos serviços jurídicos tem se mostrado mais presente no ramo, encurtando as distâncias, reduzindo a burocracia e a demanda sobre as atividades que dependem de recursos e atos físicos.

Neste contexto, é preciso estar atento às tendências do Direito, uma vez que uma série de inovações e mudanças no formato, como os serviços que são desempenhados, estão mudando constantemente. Além disso, a quarentena imposta pelo coronavírus transformou radicalmente o modo em que os serviços jurídicos podem ser prestados hoje em dia. Veja mais sobre o assunto abaixo.

  1. Trabalho Remoto

Embora não seja exclusividade da área do Direito, o trabalho remoto se tornou uma forte tendência no ramo. Por causa do isolamento social, a implementação do trabalho remoto, ou chamado “home office”, se salientou, principalmente nos órgãos públicos. Hoje, muitos profissionais do Direito estão aderindo ao modelo do trabalho remoto com maior facilidade, de acordo com Francisco de Assis e Silva JBS.

  1. Compliance

Nos últimos anos, o país enfrentou uma forte onda de escândalos que envolvia corrupção, suborno e propina em ambos setores: público e privado. Esse cenário fortaleceu os conceitos de compliance, cujo ideal está diretamente associado à transparência, ética e probidade nas gestões. Nesse contexto, a área de compliance desponta como a grande tendência do direito no futuro, embora já esteja muito presente nos dias atuais. Hoje, ter uma especialização nesse ramo pode ser uma ótima alternativa para quem se interessa pela área.

  1. Lawtechs

Segundo o Dr. Francisco de Assis e Silva JBS, as Lawtechs são startups voltadas para o desenvolvimento de soluções tecnológicas que tem como objetivo facilitar a rotina dos advogados, dos escritórios e dos órgãos públicos. Hoje em dia, esse tipo de iniciativa empresarial tem se mostrado fundamental para minimizar a burocracia no setor jurídico, reduzir custos em escritórios e órgãos públicos e também impulsionar a implementação de ferramentas e metodologias mais eficientes.

  1. Cibersegurança

Com o Direito sendo uma área cada vez mais conectada com as tecnologias que surgem, a questão da segurança digital ganha uma elevada posição de indispensável nesse cenário. Por isso, a cibersegurança passou a ser tema recorrente dentro do Direito, prevendo riscos e minimizando-os de forma a possibilitar o uso seguro de novas tecnologias. A cibersegurança é, acima de tudo, de acordo com o advogado Francisco de Assis e Silva JBS, uma área altamente promissora, dada a alta demanda do uso de serviços eletrônicos por parte de empresas, órgãos públicos e da sociedade civil por toda.

Por fim, como foi possível saber pelos temas citados acima, o doutor Francisco de Assis e Silva JBS reitera que a área do Direito é um ramo muito competitivo e dinâmico, por se adaptar bem às demandas do mercado e as novas tecnologias que surgem todos os dias. Mesmo com a inesperada quarentena e o isolamento social, a área cresceu de tamanho e supriu muito bem suas diligências. Ainda segundo o advogado, as inovações tecnológicas vem impulsionando cada vez mais o aprimoramento de técnicas e de profissionais.

Artigos relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo