Brasil

Gato e rato são flagrados ‘brincando’ em rua da capital e chamam a atenção;

Uma amizade improvável chamou a atenção de um morador de Palmas. Ele registrou o momento em que um gato e um rato pareciam brincar em uma rua da capital. O vídeo enviado ao g1 mostra que os animais não estavam se atacando, o que seria o mais comum, já que o gato é um predador do rato.

O registro foi feito na Arse 61, antiga quadra 604 sul. Por volta das 8h de domingo (18), os dois estavam em uma das calçadas da Escola Estadual Madre Belém, correram pela rua e depois foram para debaixo de um carro.

Apesar de incomum, a atitude dos bichinhos nesse vídeo pode ter uma explicação. O biólogo Aluísio Vasconcelos e a veterinária Ana Paula Lima apontaram elementos que podem ter provocado esse comportamento nos dois ‘inimigos naturais’.

Comportamento diferente
Essa forma de agir dos bichos não é comum, segundo o biólogo Aluísio Vasconcelos. Alguns fatores podem estar envolvidos. Com relação ao rato, ele destacou que o fato de não demonstrar temor com o possível predador pode ter a ver com possíveis doenças parasitárias.

“Existem vários estudos que mostram que o comportamento dos ratos altera quando eles estão parasitados, com algum processo patológico neles. Eles perdem a sensibilidade, a capacidade de sentir o cheiro e até ter medo dos predadores, como é o caso dos gatos, e tornam-se alvos fáceis, que é o que acontece no vídeo”, explicou, ressaltando que ratos não costumam andar como o que está nas imagens, ainda mais se estiver em perigo.

O biólogo disse também que mesmo sendo um predador dos animais menores, não é sempre que os gatos comem ratos. No caso do vídeo, pode ser que o gato esteja satisfeito. “Uma coisa que todos os felídeos [que inclui grandes e pequenos felinos] fazem é brincar com a comida, ficam dando patada, observam”, disse.

Outra observação do biólogo que pode acontecer de os animais perceberem que algo não está bem na presa e evitam comer.

Mantendo o instinto
Os gatos não são totalmente domesticáveis e para manter o instinto em alerta fazem esse tipo de ‘brincadeira’ com as presas. Essa é a explicação da médica veterinária de Palmas Ana Paula Lima.

“Os gatos carregam o instinto de caçador da natureza dele. Quando ele pega uma presa, não está brincando, está aproveitando o instinto e joga esse rato para lá e para cá. Como alimentamos eles, não precisam mais caçar para se alimentar. Mas eles gostam de caçar, por isso têm hábitos mais noturnos”, explicou.

A profissional ainda comentou que o felino vê a presa como um troféu. Ali ele está no topo da cadeia alimentar, ele foi vitorioso, porque conseguiu pegar a presa que queria. Então ele está se achando um excelente caçador e está aproveitando o momento, se vangloriando. Ele conseguiu o que o instinto pediu para ele fazer”, ressaltou a veterinária sobre o flagra do morador da Arse 61.

A veterinária ainda dá a dica de que durante as brincadeiras com gatinhos de estimação é preciso deixá-lo pegar, seja um brinquedo ou algo que ele queira, justamente para satisfazer esse sentimento instintivo de conseguir pegar uma possível presa.

“Ele tem que sentir que cumpriu o papel de capturar aquele brinquedo. Nesse vídeo, o gatinho parecia estar muito feliz, estava conseguindo realizar uma coisa que o instinto dele pediu para ele fazer”, completou.

Artigos relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo