Noticias

Confira algumas dicas de como prevenir lesões durante a corrida

A corrida é uma atividade que pode trazer grandes benefícios para o corpo. O empresário Eloizo Gomes Afonso Durães, entende que essa é uma prática bastante positiva para o organismo e para a saúde mental. No entanto, é importante ter alguns cuidados na hora de realizá-la, para prevenir  problemas. Dessa forma, para conferir algumas dicas que podem te ajudar a evitar lesões durante essa atividade, continue a leitura deste artigo até o final: 

Começar a correr pode ser uma boa alternativa para quem deseja sair do sedentarismo e ter uma qualidade de vida melhor. Isso porque, além de trazer diversos benefícios para o corpo, esse exercício também contribui para a mente, aliviando sintomas da ansiedade e amenizando o estresse. Todavia, caso seja realizado inadequadamente é possível que ocorram lesões e outros problemas na saúde. Por isso, descubra a seguir algumas dicas que podem ajudar a prevenir esses casos. 

1. Comece aos poucos 

Começar aos poucos é fundamental especialmente para as pessoas que nunca tiveram o hábito de correr. Forçar a musculatura e realizar corridas em grandes trajetos, pode levar a certas lesões no corpo. Desse modo, é importante respeitar os limites e aumentar a intensidade com o tempo. Por meio disso, os resultados serão mais efetivos. O filantropo Eloizo Gomes Afonso Durães comenta que esse é um detalhe essencial. 

2. Utilize um tênis adequado 

Outra dica que pode te ajudar a prevenir lesões durante a corrida é a de utilizar tênis adequados. Atualmente, existem diversos modelos fabricados especialmente para corredores, tendo formatos confortáveis e adequados para a atividade. Ademais, devido aos impactos sofridos ao longo do exercício, é importante investir em calçados com solados mais resistentes e tecnologia de amortecimento. 

3. Se alongue antes e depois da corrida 

Os alongamentos também são essenciais para a prevenção de machucados ao longo da corrida. É importante que eles sejam realizados antes e depois dessa atividade, para que seja possível aumentar a flexibilidade e tornar os músculos mais resistentes. Vale ressaltar, que essa etapa deve ser feita com cuidado, também respeitando os limites do corpo. Para Eloizo Gomes Afonso Durães, é fundamental ter cautela nesse momento. 

4. Fortaleça a sua musculatura 

Para além da corrida, é importante também realizar exercícios para o fortalecimento da musculatura com treinos na academia ou pilates. Isso porque, especialmente para as pessoas que desejam aumentar o ritmo durante essa atividade, é essencial assegurar que o corpo esteja apto para se adequar a intensidade e impactos. Sendo assim, não deixe de se atentar a esse ponto. 

5. Consulte especialistas 

Por fim, a última dica para prevenir lesões é a de consultar um especialista como um profissional de educação física, por exemplo. Contar com a ajuda desse público será fundamental para avaliar as condições do seu corpo e entender em qual ritmo a corrida deve ser realizada. Além disso, ter o conselho desses profissionais também será importante no momento de fortalecer a musculatura. Conforme pontua o beneficente, Eloizo Gomes Afonso Durães, através desse acompanhamento é possível evitar problemas.

Artigos relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo