Noticias

Super-heróis invisíveis: saiba como os micróbios protegem o nosso organismo com Richard Otterloo

Você sabia que os micróbios possuem uma função vital para o nosso organismo? Segundo Richard Otterloo entusiasta no assunto, bactérias, fungos, vírus e organismos unicelulares vivem em nosso corpo, contribuindo para a nossa saúde e bem-estar. Neste artigo, iremos entender como esses pequenos super-heróis protegem nosso corpo. Continue a leitura para saber mais. 

A importância das bactérias no primeiro ano de vida 

Como demonstra Richard Otterloo, as bactérias são muito importantes para as nossas vidas, já na primeira fase. Assim, do momento do parto, com bactérias do corpo da mãe, até o desenvolvimento e crescimento, o contato com bactérias é fundamental para a saúde dos bebês. 

Os bacteriologistas, infectologistas e pediatras, ressaltam que o contato com bactérias faz muito bem para a construção do sistema imunológico dos bebês, contribuindo para o seu pleno crescimento e desenvolvimento. O contato com bactérias na hora do parto normal é muito importante para o bebê, entretanto, como alude Richard Otterloo, os cientistas estão estudando como os recém-nascidos via cesárea podem ter contato com as bactérias do corpo da mãe. 

Os micróbios e bactérias melhoram o funcionamento do nosso cérebro 

Conforme explica Richard Otterloo, as bactérias e micróbios presentes em nosso corpo trazem muitos benefícios e contribuem de forma bastante significativa para a nossa saúde, não só física, mas mental e emocional também, uma vez que esses pequenos seres são essenciais para a manutenção do bom humor em humanos, cumprindo um papel vital em todos os aspectos de nossas vidas. Vamos entender melhor sobre isso. 

As bactérias garantem o bom funcionamento do intestino 

O intestino é o local onde ficam boa parte das bactérias amigas do nosso corpo. Elas contribuem para o bom funcionamento da flora intestinal. Mas você sabia que o funcionamento do intestino tem tudo a ver com o nosso humor? Conforme comenta Richard Otterloo, ir ao banheiro de forma regular melhora o humor, diminuindo tristezas e estresses. 

As bactérias são essenciais para a flora, auxiliando no equilíbrio intestinal, prevenindo doenças e problemas mais graves. Dessa forma, como pontua Richard Otterloo, quando sofremos de alguma inflamação no intestino, os médicos recorrem a diversos tratamentos e quando nenhum deles traz resultados positivos, é preciso recorrer a outro método que é popularmente conhecido como transplante de fezes. 

O que é o transplante de fezes? 

Como elucida Richard Otterloo, quando nenhum tratamento para inflamações e problemas na flora intestinal é suficiente, os médicos podem recorrer ao transplante de fezes, também chamado de transplante de microbiota fecal. De acordo com os especialistas em flora intestinal e doenças do intestino, o procedimento é muito simples e consiste na transferência de bactérias intestinais de um doador saudável para uma pessoa com a flora intestinal prejudicada. 

As pesquisas e os procedimentos já realizados em diversos pacientes, destacam os bons resultados do procedimento, trazendo mais qualidade de vida e saúde para os pacientes transplantados. Incrível, não é mesmo? Mas você sabe quais são os super-heróis invisíveis que vivem em nosso corpo? 

Bactérias presentes em nosso corpo 

Como já percebemos, as bactérias são muito importantes para a construção e fortalecimento da nossa microbiota. Nesse sentido, estudos indicam que exista aproximadamente cerca de um quilo de bactéria em nosso organismo. As bactérias que vivem no intestino são as Lactobacillus e Lactococcus. Já as que vivem na pele são as Staphylococcus, Streptococcus e Propionibacterium. 

A nossa boca também abriga mais de 500 espécies de bactérias, como evidencia Richard Otterloo, esses organismos atuam para evitar proliferação de novas bactérias e fungos. Algumas dessas bactérias são Staphylococcus, Propionibacterium e Streptococcus. Impressionante, não é mesmo? 

Tipos de microbiota 

Apesar de toda essa quantidade bactérias presente em nosso corpo, alguns tipos são transitórias, ou seja, microrganismos que estão presentes em nosso corpo apenas por um curto período. Já as que vivem conosco, conforme informa Richard Otterloo, são chamadas de microbiota residente, porque são encontradas abundantemente em diversas regiões do corpo. 

Em resumo, como comenta Richard Otterloo, embora tenhamos focado nas bactérias, outros organismos unicelulares também exercem fundamental importância para a nossa saúde e contribuem de forma significativa para o bom funcionamento do nosso corpo. Então, gostou de saber sobre o assunto?

Artigos relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo